Lead Time e a Busca da Eficiência
Monitorar Rede » Lead Time »Você sabe precisamente o que é Lead Time? Começamos assim a reflexão sobre essa importante métrica da indústria.
Nesse artigo você saberá a importância da redução do lead time, tanto para empresas que produzem bens tangíveis/físicos, quanto para organizações que geram produtos de valor abstrato. No primeiro caso podemos citar a indústria automotiva, e no segundo grupo a indústria de desenvolvimento de softwares e escritórios de projetos de engenharia.
“Lead Time é como unha. Tem de cortar sempre.” Parafraseando Beto Sicupira
O que é o Lead Time?
Ao pesquisar na internet, você encontrará não um, mas vários lead times, talvez o mais conhecido deles seja o lead time do cliente. Entendo que este seja o principal, pois reforça o motivo da existência das organizações, que é atender seu público-alvo.
E o que é o lead time do cliente? Na perspectiva do cliente/usuário, nada mais é que o intervalo de tempo entre a realização do pedido de compra e a entrega do produto ou serviço ao cliente.
Por que é importante reduzir o Lead Time?
Várias pesquisas já demonstraram – cabalmente – que a redução do lead time tem correlação positiva com a:
- Satisfação do cliente
- Qualidade do produto
- Eficiência da organização
Vamos explorar melhor cada uma dessas situações.
Satisfação do cliente
Reflita um instante… Imagine que você encontrou um item idêntico, inclusive preço e condições de pagamento, em dois e-commerces, sendo que a única diferença é que uma plataforma promete entregar o item em 10 dias e a outra em 15 dias. Responda: – Em qual delas você compraria o produto?
Certamente caro leitor, seu impulso inicial é de adquirir o item – ceteris paribus – com a empresa cujo prazo de entrega é menor, supondo que ambas têm reputação equivalente no mercado.
Pois esse tempo de entrega é exatamente o lead time do ponto de vista do cliente.
Veja nesse singelo exemplo, que o lead time menor é um diferencial competitivo para as empresas.
Adicionalmente, pesquisas apontam que os clientes desistem da compra – abandonam itens nos carrinhos – por alto valor de frete e por lead time (tempo de entrega) longo.
Qualidade do produto
Ficou evidenciado que, ao tomar medidas para reduzir o lead time, as empresas terminam por melhorar a qualidade dos produtos como um efeito colateral positivo.
Isto ocorre porque algumas medidas para reduzir o lead time são:
– Escolha de melhores fornecedores, que cumpram com os requisitos de prazos de entrega e qualidade dos produtos e serviços.
– Eliminação de etapas dos processos que não agregam valor ao cliente. A identificação e eliminação – ou redução – dos sete tipos de desperdícios destacados pelo lean manufacturing auxiliam muito nessa fase.
“Custo é como unha. Tem de cortar sempre.” Beto Sicupira
– Maior controle sobre as atividades. Na tentativa de reduzir o lead time as empresas mobilizam suas equipes para redobrar os cuidados com o nível de qualidade esperado de produtos e processos. E a TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) pode auxiliar muito nisso através de Sistemas MES (Manufacturing Execution System) alinhados com a Transformação Digital (Indústria 4.0).
Eficiência da organização
Veja que tudo tratado acima sobre qualidade do produto impacta na eficiência da empresa, ou seja, ao utilizar um Sistema MES para aumentar o índice OEE (Overall Equipment Effectiveness), aumentamos a qualidade dos produtos e vice-versa.
É evidente que eliminar – ou reduzir – os sete desperdícios do lean manufacturing, bem como fortalecer parcerias com fornecedores que cumpram com requisitos de prazo e qualidade, também contribuem para a eficiência geral da fábrica.
Que outros Lead Times existem?
O Lead Time do Cliente é composto pelos tempos relacionados à compra de itens, manufatura e logística de entrega ao cliente.
Compra de Itens
Para reduzir o lead time, tanto a empresa varejista – que compra itens prontos/acabados – quanto a indústria – que compra matérias primas para beneficiamento – precisam fazer um excelente controle de estoques com Gráficos de Pareto e Curvas ABC.
Do ponto de vista do cliente, o ideal seria a disponibilidade de compra de todos os itens a pronta entrega, mas isso é impraticável para os fornecedores. Há que se buscar o caminho do meio, que é um alvo móvel, pela própria natureza dinâmica do mercado.
Com estoques excessivos a empresa aumenta os custos de gerenciamento e armazenagem dos itens estocados, além de perdas por extravio, obsolescência e vencimento de prazos de validade.
Com estoques menores que os necessários a empresa perderá vendas, pois não atenderá o mercado no tempo desejado pelo mesmo, mas seus concorrentes – com boa gestão de estoques – atenderão.
Manufatura
Diferentemente da Varejista, a Indústria precisa beneficiar matérias primas para alcançar os produtos finais/acabados.
O tempo de processamento nos processos industriais é o lead time de manufatura. E, ao fazermos drill-down nos processos de manufatura de peças, nos conscientizaremos de outros tempos que devem ser gerenciados, como o tempo de fila, de setup, de ciclo, de espera, de movimentação, etc.
Logística de entrega ao cliente
Na última etapa da Varejista ou Indústria, estamos falando da fase de expedição, que no Brasil geralmente é feita pelo modal rodoviário com caminhões. Nesse momento a Programação Linear pode auxiliar bastante, bem como algoritmos de IA (Inteligência Artificial) para otimizar as rotas dos transportes.
Veja, de nada adianta ter os Lead Times de Compra e de Manufatura pequenos, se o Lead Time de Logística final for longo, pois – somando os três termos – resultará em um Lead Time grande para o Cliente.
Conclusão
Sempre há possibilidades para reduzirmos o lead time de nossas empresas, e cabe a nós descobrirmos as maneiras de fazermos isso.
Uma das formas de reduzirmos o lead time é limitando o WIP (Work In Progress), tornando o fluxo de trabalho o mais contínuo e previsível possível, mas isso já é assunto para esse outro artigo, onde eu falo também de cycle time, throughput e Kanban.