DLP e MDM ao Alcance das Pequenas e Médias Empresas
Monitorar Rede » Gestão de TI »
A Segurança da Informação é cada dia mais importante para as empresas, pois os dados sigilosos das organizações podem ser furtados ou danificados, tanto por colaboradores como por agentes externos.
Atualmente as Empresas precisam ir além do Antivírus, Sistema de Backup e Firewall para proteger seus dados sigilosos e valiosos. Precisam de DLP e MDM!
Esta interessante pesquisa mostra que o maior fator Motivador para a aplicação da gestão da segurança da informação é “evitar perdas financeiras”, e dois grandes fatores Inibidores para a aplicação são “Falta de Conhecimento” e “Valor do Investimento”.
A Pesquisa, realizada com 43 PMEs (Pequenas e Médias Empresas) indústrias do setor metal-mecânico do ABC paulista, mostra que pouco mais da metade possui um nível de segurança da informação satisfatório, o que é muito preocupante!
Considerando que São Paulo é o Estado Brasileiro que mais investe em TI pode-se inferir que empresas de outras regiões do Brasil, menos evoluídas tecnologicamente, devem apresentar níveis de segurança da informação inferiores ao nível de São Paulo.
Para uma empresa afirmar que possui um bom nível na gestão da segurança da informação deve atender a norma ISO IEC 27002. Deve possuir controles efetivos nas três camadas previstas pela norma: física, lógica e humana.
É evidente que apenas com o trio comentado anteriormente, ou seja, Antivírus, Sistema de Backup e Firewall não atingimos um nível pleno na segurança dos dados. Embora necessários, os três sistemas não são suficientes para garantir que os dados de sua empresa não serão furtados ou corrompidos.
Agora você pode estar se perguntando? Mas de que forma então posso garantir que minha empresa não sofrerá perdas financeiras por furto ou dano dos valiosos dados da organização?
Esta é uma boa pergunta! Primeiro gostaria de destacar que a Pesquisa citada foi publicada em 2007, que, tecnologicamente, era outro mundo.
Lembre! Em 2007, embora existissem, os ransomwares eram desconhecidos no Brasil, por exemplo.
Nesse mesmo ano, a Apple estava lançando o primeiro smartphone do planeta e revolucionando, novamente, o mundo da tecnologia. Dando início a era dos dispositivos móveis, primeiro em aplicações lúdicas, e logo a seguir em aplicações profissionais/corporativas.
Obviamente hoje precisamos de sistemas novos para lidar com as tecnologias inovadoras que surgiram. Duas delas que apresentarei para você hoje são o DLP e MDM de Data Loss Prevention e Mobile Device Management.
A solução que apresentarei trará, finalmente, a tranquilidade que você tanto procura ao pensar nos dados de sua empresa, tendo a certeza que estão protegidos. Imagine hoje … quando você pensa nos dados mais importantes de sua empresa … você sente-se seguro ou tenso!?
Provavelmente sente-se angustiado, porque tem a percepção que estes dados tão valiosos estão expostos a diversas ameaças.
A solução sugerida chama-se Endpoint Protector, e vem sendo premiada desde 2017 no Cybersecurity Excellence Awards.
O sistema Endpoint Protector tem 4 camadas principais:
1) Content Aware Protection
Monitorar e Controlar quais arquivos confidenciais podem, ou não podem, sair através dos vários pontos de saída disponíveis. Filtros podem ser definidos por tipo de arquivo, aplicativo, conteúdos predefinidos e personalizados, expressões regulares e muito mais. Para Windows, Mac OS X e Linux.
2) Device Control
Monitorar e controlar portas USB e periféricos. Definir direitos por dispositivo, usuário, computador, grupo ou globalmente. Para Windows, Mac OS X e Linux.
3) Mobile Device Management
Gerir, controlar e ajustar o nível de segurança em smartphones e tablets. Envia as configurações de segurança, configurações de rede, aplicações, etc. Para Android, iOS e Mac OS X.
4) Enforced Encryption
Copiar automaticamente dados seguros em dispositivos USB com criptografia AES 256 bits. Multi-plataforma, baseado em senha, fácil de usar e muito eficiente. Para Windows e Mac OS X.
O Endpoint Protector, sendo oferecido como appliance virtual, pode ser configurado em minutos, e permite reduzir drasticamente os riscos decorrentes de ameaças internas, que podem fazer com que dados sejam roubados, danificados, vazados ou simplesmente comprometidos.
Clique aqui se quiser conhecer mais sobre o DLP Endpoint Protector e resolver os problemas de segurança da informação de sua empresa!